Pandemia muda completamente o rumo da confeitaria no Brasil
- darioheberson
- 16 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020
Segundo o site Portogente, a pandemia transformou bastante o setor de confeitaria. A sociedade como um todo está tendo que se acostumar à nova realidade e se adequar cada vez mais aos novos formatos de produção e exposição produtos, principalmente os do gênero alimentício. Um dos fatores que causou essa grande mudança é devido ao grande aumento de profissionais na área. Por se tratar de uma atividade extremamente prazerosa, muitas pessoas dedicaram o seu tempo fazendo cursos online de confeitaria e colocando em prática seu aprendizado dentro de suas próprias casas. Essas pessoas perceberam uma oportunidade de negócio no setor. Dessa forma o mercado se tornou mais concorrido por conta desses novos profissionais.

Porém, apesar desse aumento de demanda, houve também o registro do aumento de consumidores. Como as pessoas tiveram que ficar bastante tempo reclusas em casa, a parcela de vendas de produtos delivery aumentou, o que significa que há espaço para todo mundo. A grande dica é que para conquistar novos clientes e manter-se ativo nessa pandemia, é necessário pensar em um diferencial, seja ele no aspecto visual ou no sabor do produto em questão.

As redes sociais também se tornaram mais importantes do que nunca e fortes aliadas aos profissionais da área, pois criam um canal de comunicação com o cliente, facilitando a exposição do produto e enfim a venda. Então se você é confeiteiro ou confeiteira e ainda não tem um perfil no instagram ou facebook, sinto ter que te informar que você está perdendo tempo e dinheiro. Além de ser um serviço "gratuito", é uma forma de expor seus produtos em um portfólio digital, onde pessoas de qualquer lugar poderão ter acesso e apreciar seu trabalho.
Outro aspecto que se tornou importantíssimo durante a pandemia foi a identidade visual do negócio. A identidade visual, nada mais é do que a visualização ou o fator X que chama a atenção no seu produto, em outras palavras, a estética ou visual. Principalmente se você não tem um espaço físico ou uma vitrine para chamar a atenção dos clientes, é importantíssimo garantir que todas as embalagens, decorações e aspectos visuais do seu produto sejam o suficiente para que o cliente aprecie o delivery dos seus pedidos. A apresentação dos produtos é indispensável, porque nem sempre só o sabor é suficiente para fidelizar um cliente.

Outra forma como a pandemia está transformando o setor de confeitaria é a demanda por preparações mais saudáveis. Durante a quarentena, muitas pessoas começaram a prezar pela alimentação mais natural e orgânica, além de buscar um estilo de vida mais saudável e sustentável, com exercícios físicos e cuidados com o corpo para se manterem estáveis durante a quarentena. Dessa forma, as preparações tradicionais começaram a ser substituídas por versões low-carb, sem glúten ou lactose, vegetarianas e veganas.
O cuidado e higiene com a preparação de alimentos, a cozinha e os utensílios viraram o grande foco dos profissionais e dos clientes nesse período. Para evitar o contágio e a proliferação do COVID, garantindo sempre os melhores produtos, é indispensável que você tome todos os cuidados recomendados pelas autoridades, pensando não só apenas na praticidade, mas na sua saúde e principalmente na saúde do seu consumidor final.

コメント